Home
 
 
 Paraty
 Passeios Culturais
 Ecologia
 Cultura e Tradições
 Comércio local
 Antes de viajar
 Serviços
 
PARQUES E RESERVAS ECOLÓFICAS
 
 
 
Parque da serra da Bocaina
   
O Parque Nacional da Serra da Bocaina tem 134 mil hectares e segue entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Sessenta por cento de todo o parque se concentram no estado do Rio de Janeiro e deste total 40% está em Paraty.
Clique para ampliar
O parque foi implantado em 4 de fevereiro de 1971.Ocupada originalmente pelos índios guaianás, tamoios e tupinambás, a importância da Bocaina remonta ao século XVII.

Nesta época, caminhos indígenas foram calçados de pedra pelos escravos e surgiram as históricas “trilhas do ouro”.

Estas trilhas davam passagem aos tropeiros que levavam peixe seco, cachaça e farinha serra acima, voltando carregados com o ouro das Minas Gerais, para embarcar em Paraty e Mambucaba com destino a Europa.
 
Depois do ouro veio a cana, a cachaça, o peixe e a banana no litoral. Subindo pelas encostas do Vale do Paraíba, as roças de subsistência, o ciclo do café, depois o leite, e até o carvão.

Nos anos setenta chegou a rodovia Rio- Santos, abrindo Paraty para o turismo. Nos anos 80, Cunha torna-se “estância climática” e a recente recuperação da antiga Rio-São Paulo como “Rodovia dos Tropeiros”, esta revitalizando as cidades históricas do Vale do Paraíba.

Área de Proteção Ambiental Cairuçú
   
Esta área de proteção ambiental foi decretada em 27 de dezembro de 1983 e compreende a parte continental do município. Do Rio Matheus Nunes até a Ponta da Trindade, abrangendo também 63 ilhas e fazendo divisa com o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Apesar da lei definir que é preciso preservar o verde em 20% de cada lote que fica dentro destas áreas de proteção, em Paraty não há plano de manejo dentro do Cairuçú. A área é de responsabilidade do Ibama.

Parque da Juatinga
 
Esta reserva foi criada em 1991 com o objetivo de preservar as comunidades caiçaras.

Até hoje não foram implantadas as medidas de conservação para o local.Sob jurisdição do Instituto Estadual de Florestas esta reserva abrange: Juatinga, Sono, Antigos, Ponta Negra, Antiguinhos, Cajaíba, Calhaus, Itaoca, Itanema, Martim de Sá, Deserta e Praia Grande.

Parque do Paraty- Mirim
   
Foi decretada em 17 de novembro de 1976 e abrange toda a área de Paraty-Mirim à Independência. Ambas localidades reúnem vegetação típica de Mata Atlântica e guardam parte da história colonial de Paraty.

A igreja mais antiga da cidade, a de Nossa Senhora da Conceição de Paraty-Mirim, de 1720, fica na localidade e parte do resgate (pinga e açúcar) - pago pelo Rio de Janeiro ao pirata francês Dougay Troin.- saiu de Paraty-Mirim. O mar é rico em peixes, moluscos e crustáceos e a Mata Atlântica guarda espécies raras da fauna e da flora brasileira, além de ruínas dos tempos coloniais.

Área de Proteção a Ambiental da Baía de Paraty
   
Esta protegida por lei municipal decretada em 1992 que visa coibir a extração predatória de crustáceos, moluscos e outras espécies marinhas. Através dessa lei todas a baía de Paraty está protegida sob a legislação municipal.

 
 
 
 Veja também
Apa Cairuçu
Parques e Reservas
Trilhas
Caminho
do Ouro
Cachoeiras
Os Engenhos
Mergulho
Praias
Passeios de Barco
Ilhas
Trindade
Paraty-Mirim
Tarituba
 
| Casa Paraty | Paraty Imoveis | Paraty Brasil | Paraty Web | Paraty Virtual | Imoveis Paraty | Pousada das Acacias |
| Ubatuba | Parque atlantico | Radio Gaivota | Ponto base |
 
 
 
Paraty Guia - Todos direitos reservasdos - Hotel Villa de Capri - Ubatuba - SP