Home
 
 
 Paraty
 Passeios Culturais
 Ecologia
 Cultura e Tradições
 Comércio local
 Antes de viajar
 Serviços
 
ARTE EM MADEIARA
 
Madeira e a matéria-prima para uma variada gama de produtos artesanais que vão das casas aos meios de transportes, dos instrumentos de trabalho aos brinquedos,moveis, utensílios aos objetos decorativos.
 
Para o paratiense, ela e essencial a confecção do seu quipamento. Barcos, canoas e remos devem ser em madeira dura e resistente para que se conservem, mesmo em contato com a água salgada, o sol e as chuvas.
 
Na confecção de remos usam-se a "iguacá" ou a 'bagubixaba", madeiras duráveis.

A "Iguaçu" e arvore pequena, cortada pelos pescadores, e cada pé da apenas 4 ou 5 remos.

 
Também na casa de farinha as peças fundamentais – prensa e fuso – são de madeira de lei:
 jacarandá ou ipe-tabaco, por exemplo. Gamelas, pilões, diversos tipos de cuias de tirar farinha, tamancos e paratynet objetos utilitários também são feitos em madeira, com os instrumentos tradicionais de carpintaria: serrotes, plainas, enxós e facas.
 
Na confecção de remos usam-se a "iguacá" ou a 'bagubixaba",
Faz parte do extenso conhecimento tradicional dos artesãos reconhecer as madeiras adequadas para cada um desses objetos e localiza-las para o corte ou para a coleta, quando já estão caídas na mata.
 
Ha também uma serie de prescrições quanto a época de cortar determinada madeira e a forma do corte.
 
Assim, a cuia de tirar farinha quente do forno tem que ser feita em cedro. As gamelas, em madeira macia, como a "timbuiba" e a "guaraná".
 
Faz parte do extenso conhecimento tradicional dos artesãos reconhecer as madeiras adequadas para cada um desses objetos e localiza-las para o corte ou para a coleta, quando já estão caídas na mata é para o pilão, que suporta os gol- pés da mão de socar, a resistência da madeira e uma qualidade essencial
 
Os hábeis carpinteiros do interior, chamados "carapinas", verdadeiros mestres capazes de criar do berço ao caixão, da gamela as casas de moradia que empreitam inteiras, 'dos alicerces a chave', também criam todas as peças do carro de boi.
 
Orgulham- se de dizer que só são feitas longe de suas oficinas as ferragens, entregues a ferreiros." Os instrumentos musicais, como a viola e a rabeca de Ezequiel Cruz, tem também nas madeiras sua matéria-prima básica.
 
 Orgulham- se de dizer que só são feitas longe de suas oficinas as ferragens, entregues a ferreiros." Os instrumentos musicais, como a viola e a rabeca de Ezequiel Cruz, tem também nas madeiras sua matéria-prima básica. "Cacheta", "cajuja" e "embaíba" são usadas nestes instrumentos, colados com cola natural de "xurnare do mato":
 
São, entretanto, os barquinhos e canoinhas em miniatura, adquiridos como brinquedos ou objetos decorativos, os produtos artesanais em madeira mais conhecidos dos visitantes e turistas em Paraty.

Feitos em cacheta, encontrada nos brejos do município, estas pequenas embarcações reproduzem um elemento cultural de importância vital para as populações litorâneas do estado do Rio de Janeiro.
 
Clique na imagem e saiba mais sobre:
 
 
 
 Veja também
Tramas e Tranças
Casa da Farinha
Trabalhos em Madeira
Pesca
Tecido
Artesanato Indígena
Mascaras de Papel
 
| Casa Paraty | Paraty Imoveis | Paraty Brasil | Paraty Web | Paraty Virtual | Imoveis Paraty | Pousada das Acacias |
| Ubatuba | Parque atlantico | Radio Gaivota | Ponto base |
 
 
 
Paraty Guia - Todos direitos reservasdos - Hotel Villa de Capri - Ubatuba - SP