Home
 
 
 Paraty
 Passeios Culturais
 Ecologia
 Cultura e Tradições
 Comércio local
 Antes de viajar
 Serviços
 
IGREJA N. Srª do Rosário E SÃO BENEDITO
 
De sombria elegância e de unidade formal, destonando do altar principal dedicado a N. Srª do Rosário, de fatura bem posterior.
 
Hoje essa igreja é conhecida como Igreja do Rosário. Sua construção iniciou-se por volta de 1725, por pedido dos irmãos Manoel e Pedro Ferreira dos Santos. Ajudaram na obra os pretos escravos e libertos da região. Em 1757 foi a primitiva igreja totalmente reformada.
O douramento dos altares é obra do final do século passado.
 
A obra foi executada por um pintor chamado, por esse motivo, de "João Dourador". O altar de São Benedito foi mandado dourar por Manoel Francisco de Alvarenga e Souza, o "Chico Souza, líder político local em pagamento de promessa e os paratynet dois pela irmandade. Nota-se que o altar de São Benedito é o mais ricamente dourado.
 
As irmandades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos foram instituídas em 20 de agosto de 1750 e nela só podiam ingressar os homens negros.

O Tesoureiro da Irmandade, porém, era sempre um branco, pois que os escravos não podiam receber dinheiro, assinar recibos e documentos.

Nesta Igreja realiza-se a Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no mês de Novembro. Nela existem as procissões com bandeiras brancas, com registos dos Oragos, pelos bairros e cidade, durante os 10 dias da novena.

No dia da festa, pela manhã, o Rei e a Rainha dirigemse em procissão para a igreja onde são coroados e assistem a Missa Solene.

À noite o Casal Real preside a procissão de encerramento, sempre portando as insígnias reais: cetro e coroa de prata e ladeados por guarda de honra.
 
Antigamente, na véspera da festa distribuía-se comida para o povo e carne para os pobres, e no dia da festa o rei distribuía doces.
 

 
   De sombria elegância e de unidade formal, destonando do altar principal dedicado a N. Srª do Rosário, de fatura bem posterior.
 
 
1. Altar Mor de Nossa Senhora do Rosário:
Titular da Igreja, cuja imagem em madeira policromada, do Século XVIII, foi recentemente restaurada e se encontra no oratório central. Do lado direito São Francisco de Assis, imagem de madeira, do século XVIII e do lado esquerdo Santo Antônio de Pádua, terracota, Século XVII.
 
2. Altar de São Benedito:
imagem em madeira, do século XVIII, no oratório central, ladeada pelas imagens do Menino Jesus de Praga, e Sagrado Coração de Jesus, ambas em gesso, século XX.
 
3. Altar de São João Batista:
imagem de madeira, Século XVIII, no oratório central, ladeada pelas imagens de Nossa Senhora da Conceição e Sant'Ana, ambas em gesso, Século XX.
 
4. Púlpito:
em madeira, tendo ao centro o monograma de Nossa Senhora "AM", superpostos, sobre base de pedra lavada.
 
5. Púlpito:
Um detalhe interessante nessa igreja é o abacaxi que serve de suporte ao lustre de cristal, no centro da nave. Parece-nos a primeira e única inserção da flora tropical brasileira na decoração de um ambiente sagrado em Paraty.
 

Localização

Rua Tenente Francisco Antônio ou Rua do Comércio no entroncamento com a rua Samuel Costa.

Visitação
Geralmente a igreja é aberta todos os dias, das 13h às 17h, por uma das senhoras da comunidade.
 
Veja Também
A Festa de São Benedito e Nª Senhora do Rosário
 
 
 
 Veja também
Casa da Pólvora
Casa da Cultura
Casa dos Bonecos
Forte Defensor
Chafariz do Pedreira
Câmara Municipal
Rua de Paraty
Forte Patitiba
Ruínas do Portão
Igreja N.S. Conceição
Igreja Santa Rita
Capela das Dores
Igreja Matriz
Passos da Paixão
Igreja N. S. do Rosário
Hospital Municipal
Capela da Generosa
Cruz das Almas
 
| Casa Paraty | Paraty Imoveis | Paraty Brasil | Paraty Web | Paraty Virtual | Imoveis Paraty | Pousada das Acacias |
| Ubatuba | Parque atlantico | Radio Gaivota | Ponto base |
 
 
 
Paraty Guia - Todos direitos reservasdos - Hotel Villa de Capri - Ubatuba - SP