Home
 
 
 Paraty
 Passeios Culturais
 Ecologia
 Cultura e Tradições
 Comércio local
 Antes de viajar
 Serviços
 
Trilhas e caminhas
 
Cabeça fria e pé na estrada
 
Caminhadas e passeios para os trekkers são uma nova forma de se explorar ecologicamente os arredores da cidade.
A Mata Atlântica oferece um espetáculo deslumbrante de orquídeas, helicônias, samambaias e bromélias. Agências de turismo também organizam esse tipo de passeio.  Nos arredores de Paraty (zona rural) os praticantes de caminhado encontrão um excelente refugio para praticar suas caminhadas ecológicas.
Conheça algumas das principais trilhas de Paraty
Pedra Branca um sonho pelas trilhas que levaram as riquezas das minas e trouxeram o Luxo da Europa
 
Nível C Atrações I-II-III
Preparo Físico 3 Orientação
Duração 9h (ida e volta) MTB: Cansativa
Atrativos Calçamento do Caminho
Poço dos Ingleses Vista Panorâmica da Baia de Paraty
Ruínas Exuberância da Mata
Cachoeira da Usina Histórico da Trilha
Cachoeira de Pedra Branca
Conhecida como Estrada dos Sete Degraus, esta trilha ainda guarda os ministérios e as lendas de um passado em que o ouro descia de Minas e Vinha embarcar no porto de Paraty com destino ao Rio de Janeiro e daí para Portugal.
Percorrer as Estrada Nova da Serra é voltar ao século XIX.
Andar pelas estradas calçadas por escravos é retornar a o tempo em que os tropeiros subiam e desciam a serra levando um lombo de burro as riquezas que fizeram da Inglaterra a grande potência que é hoje. Esta estrada há mais de dois séculos abandonada, ainda guarda todo um sistema de drenagem, funcionando e grande parte de seus muros de arrimo encontram-se intactos, desafiando o tempo, como a provar aos que ali se aventuram que quando o homem se alia à natureza tudo é eterno.
A trilha
 
Esta trilha é margeada por uma das mais belas cachoeiras da região, com excelentes pontos de banho e com algumas ruínas, sendo uma delas da primeira hidrelétrica de Paraty.
A vegetação de Mata Atlântica é a mais exuberante possível, com grande número de bromélias, palmeiras e arvores rara.
Uma vista maravilhosa da Pedra Branca e da Baia de Paraty Tudo isso em algumas horas de Caminhada que você jamais esquecerá.

Voltar

Trilha do Caminho do Ouro

 

Foto: Detalhe Calsamento
 
Nível B (descidas escorregadias) Atração I-II-III
Preparo Físico 2 Duração 5 horas
 
Atrativos do caminho
1- Acesso a trilha é no Km 9,5 da RJ 165, or ma estradinha de chão, junto a casa do Sr. Oliveira e uma igrejinha protestante.
2- Marco divisório de Sesmaria em um pouco acima do Sítio do Sr. Oliveira, dentro de um pasto do lado direito.
3- A vista de toda a baia de Paraty e ilha Grande.
4- Troca do Cabrito
5- Calçamento do Caminho
6- Fonte do Pinga Pinga, como sua bancada de pedra em cantaria.
7- Sítio histórico cultural Caminho do Ouro de propriedade do Sr. Marcos Ribas. Obs. o acesso à cachoeira é pago.
8- Campos das Nações, local onde se encontram as ruínas da Casa do Registro (Casa do Quinto) o último pouso antes de chegara Paraty é o primeiro para o interior.
9- Lagoa Seca que fica no alto da serra, junto à encruzilhada, que da acesso a um desvio (esquerda) que vaia sair na Ponte Preta. No sítio do Sr. Julio Paraty, junto a RJ 165.
10- Esconderijo do Bandido dente de Ouro, que atacava as tropas vindas do Vale do Paraíba e Minas.
11- Vegetação da Mata Atlântica.
Histórica
Caminho velho da estrada Imperial "CAMINHO DO OURO"
Em suas Memórias Históricas do Rio de Janeiro, monsenhor Pizzarro, referindo-se a região que abrange as terras do atual município de Paraty, diz terem elas, nas época de seu descobrimento, habitadas pelos índios de uma tribo Goianá.
Conhecido como caminho dos Guainases, partia do Rio de Janeiro e por uma variante, Taubaté, onde encontrava o caminho dos Bandeirantes.
Corisco X Pinciguaba
 
Nível: C
Atrações: I-II-III
Preparo Físico: 3
Orientação: Difícil
MTP: Cansativa e Técnica
Duração: 9h00
Est de S. Paulo. Corta todo a Vilarejo do Corisquinho, passando pela garganta do Pico do Cuscuzeiro, onde se encontra a Marco da divisa dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. dai seguindo dentro do Estado de S. Paulo até findar em Picinguaba numa antiga Ruína de Engenho de açúcar do século passado, onde hoje funciona uma casa de farinha comunitária dos moradores do Núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar. O local ainda guarda de original alem do piso em lajotas, a chaminé, a moenda vinda da Inglaterra e algumas ferragens. Antes de iniciar esta trilha deve-se avisar ao Corpo de Bombeiros em Paraty e pedir autorização ao Núcleo Picinguába, avisando o horário de saída e a provável chegada. Esta trilha muda muito devido as freqüentes quedas de arvores, o local também c propenso a queda de raios, devido ao grande porte das arvores e as formações rochosas. Portanto a trilha deve ser sempre evitada com tempos de verão intenso, devido as tempestades repentinas com queda de raios.
Atrativos
Floresta Ombrófila Densa em alguns pontos em estado primário Cachoeiras – Marco da Divisa de Estado datado de 1953
Poço rasas local no meio da trilha para banho Rancho do Coronel ponto onde se inicia a trilha para o pico do Cuscuzeiro – Pico do Cuscuzeiro - Cachoeira da Fazenda – Trilha do Jatobá – Casa de farinha – Praia da fazenda – Centro de Visitantes do Núcleo Picimguaba
Histórico
Antigo caminho de ligação entre as Vilas de Corisquinho e a de Picinguaba era o único caminho de ligação comercial entre essas duas comunidades até a abertura da BR – 101.
Hoje só e utilizada por caçadores e pesquisadores principalmente estudantes, cientistas que desenvolvem projetos no Núcleo Picinguaba e excursionistas mais experientes.
Esta é sem duvida uma das trilhas mais bonitas de todo o Parque Nacional da Serra da Bocaina não só pela vegetação más também por reunir todos os atrativos num mesmo percurso.

Na fauna da região ainda podem ser encontrados animais em ameaçados de extinção como a lontra, Ararinha, Bugio, Quati, Onça Pintada, Tamanduá Bandeira e mirim, Preguiça de Coleira, Tucano, Araçari, Jacutinga e paratynet.

 
 
 Veja também
Apa Cairuçu
Parques e Reservas
Trilhas
Caminho
do Ouro
Cachoeiras
Os Engenhos
Mergulho 
Praias
Passeios de Barco
Ilhas
Trindade
Paraty-Mirim
Tarituba
 
| Casa Paraty | Paraty Imoveis | Paraty Brasil | Paraty Web | Paraty Virtual | Imoveis Paraty | Pousada das Acacias |
| Ubatuba | Parque atlantico | Radio Gaivota | Ponto base |
 
 
 
Paraty Guia - Todos direitos reservasdos - Hotel Villa de Capri - Ubatuba - SP